quarta-feira, 25 de maio de 2011

Apollo 10


Apollo 10 foi a quarta missão tripulada do Programa Apollo e a segunda a ir à Lua, onde testou o Módulo Lunar em órbita do satélite, chegando a sobrevoar a superfície a 15 km de altura, numa preparação para o vôo da Apollo 11, a missão seguinte, que pousaria na Lua pela primeira vez dois meses depois.
Apesar de ter uma menor importância histórica quando comparada às missões seguintes, a Apollo 10 foi uma missão fundamental para o Programa, pois deu segurança aos astronautas, cientistas, técnicos e aos diretores da NASA sobre o equipamento desenvolvido e utilizado, permitindo uma maior tranquilidade quanto ao sucesso do objetivo final, a exploração da Lua.
De seus três tripulantes, Tom Stafford, John Young e Eugene Cernan, dois deles, Young e Cernan, comandariam missões posteriores que pousariam na Lua, as Apollo 16 e 17. Stafford foi o comandante americano da missão conjunta Apollo-Soyuz.


Apollo 13


Apollo 13 foi a terceira missão tripulada do Projecto Apollo com destino à Lua, mas não cumpriu a missão devido a um acidente durante a viagem de ida, causado por uma explosão no módulo de serviço, que impediu a descida no satélite. A nave e seus tripulantes, entretanto, conseguiram retornar à Terra, após seis dias no espaço.



Salyut


O programa Salyut constitui-se uma série estações espaciais lançadas pela União Soviética nos anos 70. Os Salyuts eram todos relativamente simples consistindo de um único módulo principal colocado em órbita em um único lançamento. Este programa foi designado originalmente como DOS 7-K, com cada estação Salyut recebendo uma designação.



MIR (Estação Espacial)

A Mir foi uma estação espacial soviética (e, mais tarde, russa). Foi a primeira estação de pesquisa científica habitada permanentemente e a longo prazo no espaço. Depois de várias colaborações conjuntas tornou-se internacional, permitindo a acessibilidade a cosmonautas e astronautas de diferentes países. A Mir foi construída a partir da junção de vários módulos, enviados separadamente para o local, de 19 de Fevereiro de 1986 a 1996. Originalmente concebida para se manter no espaço até 1991, a MIR continuou em funcionamento até 23 de Março de 2001.


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Apollo 11

Apollo 11 foi a quinta missão tripulada do Programa Apollo e primeira a pousar na Lua, em 20 de Junho de 1969. Tripulada pelos astronautas Neil Armstrong, Edwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins, a missão cumpriu o objetivo final do Presidente John F. Kennedy, que, num discurso ao povo norte-americano em 1962, estabeleceu o prazo do fim da década para que o programa espacial dos Estados Unidos realizasse este feito. Neil Armstrong, comandante da missão, foi o primeiro ser humano a pisar na superfície lunar.

Composta pelo módulo de comando Columbia, o módulo lunar Eagle e o módulo de serviço, a Apollo 11, com seus três tripulantes a bordo, foi lançada de Cabo Canaveral, na Flórida, às 13:32 UTC de 16 de Julho, na ponta de um foguete Saturno V, sob o olhar de centenas de milhares de espectadores que enchiam estradas, praias e campos em redor do Centro Espacial Kennedy e de milhões de espectadores pela televisão em todo o mundo, para a histórica missão de oito dias de duração, que culminou com as duas horas de caminhada de Armstrong e Aldrin na Lua.




quarta-feira, 11 de maio de 2011

ISS

A Estação Espacial Internacional é um laboratório espacial.
Esta estação encontra-se numa orbita baixa (entre 340 km e 353 km). A ISS pode ser vista da Terra a olho nu.
A Estação Espacial Internacional representa a permanência humana no espaço e tem sido mantida com tripulações de
número não inferior a dois elementos desde 2 de Novembro de 2000.
A estação espacial encontra-se em órbita em torno da Terra
 a uma altitude de aproximadamente 360 quilómetros, uma órbita tipicamente designada de órbita terrestre baixa
(na verdade, a altitude varia ao longo do tempo em vários quilómetros devido ao arrastamento atmosférico e reposição).
A estação perde, em média, 100 metros de altitude por dia e orbita a Terra num período de cerca de 92 minutos.


Vaivem Espacial

O Vaivem Espacial é veículo parcialmente reutilizável usado pela NASA como
veículo lançador e nave para suas missões tripuladas.
Ele tornou-se o sucessor da nave Apollo usada durante o Projeto Apollo.
O Vaivem voou pela primeira vez em 1981.



Elevador Espacial

Um elevador espacial é uma estrutura teórica destinada a transportar carga da superfície de um
planeta para o espaço.
Muitos tipos diferentes de elevadores espaciais já foram propostos, todos eles com o mesmo
objectivo de substituir
a propulsão de foguetes pelo uso de uma via fixa para transporte, não muito diferente de um
elevador, para colocar cargas em órbita ou mesmo para lançar a mesma para o espaço.